Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 40% de toda a água potável no Brasil é desperdiçada. Número que significa, em média, o abastecimento de 63 milhões de brasileiros por 1 ano. A falta de iniciativas para controle e redução de perdas de água reflete no aumento do valor das contas – fica mais caro para o usuário e para as empresas. Em meio a tanta perda, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água potável.
As perdas de água podem ocorrer por diversos fatores, tais como: imprecisão dos hidrômetros e erros no manuseio de dados, vazamentos em redes de adução e distribuição, vazamentos e extravasões em reservatórios e vazamentos nas ligações até o hidrômetro. A má gestão da água começa ainda na capacitação de profissionais e o engajamento da equipe, falta de iniciativas de conscientização e controle efetivo.
Visando soluções práticas para a redução e controle de perdas de água, a HWater foi procurada para um projeto de consultoria e desenvolvimento de estratégias pela Companhia Pernambucana de Saneamento em parceria com o Banco Mundial, com foco no abastecimento de Recife e a Região Metropolitana. Ao final da consultoria, foi realizado um workshop para apresentar os produtos criados ao longo de todo o projeto.
A metodologia proposta foi desenvolvida considerando as melhores práticas nacionais e internacionais, formulando opções viáveis de estratégia, começando com uma avaliação do desempenho corporativo da Compesa.
Também elencamos:
- Indicadores e metas;
- Causas do não cumprimento das metas e
- Assistência técnica na proposição de soluções.
A HWater se fundamenta em experiências nacionais e internacionais para criação de metodologias eficientes, incluindo literatura da IWA, AWWA, PNQS, TQC ao Estilo Japonês, entre outras.
Criação de um Mapa Estratégico para Controle e Redução de Perdas de Água
Assim, pudemos propor uma estratégia integrada para redução e controle de perdas de água, levando método, conhecimento técnico e liderança. A disseminação e internalização do Plano Estratégico, refletindo em um maior controle e monitoramento operacional, padronização e direção de negócio.
Como resultado, ocorrer a melhoria da infraestrutura e ampliação do acesso aos serviços de água e esgoto e prestar, com efetividade, serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, de forma sustentável, conservando o meio ambiente e contribuindo para a qualidade de vida da população.
Preservar a água é preciso
O Marco Legal de Saneamento, aprovado em 2020, traz a urgência na capacitação profissional e também de soluções na gestão da água. Como principais metas, estão:
- 99% da população com água potável até dezembro de 2033;
- 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033;
- Ações para diminuição do desperdício de água e aproveitamento da água da chuva e
- Estímulo de investimento privado através de licitação entre empresas públicas e privadas.
Empresas públicas e privadas devem se preocupar com os próximos passos e implementar novas práticas para reduzir e controlar a perda de água. Conte com a HWater para uma consultoria completa com foco na preservação de um bem tão precioso que é a água e o acesso a ela por milhares de brasileiros. Se quiser saber mais, entre em contato conosco preenchendo o formulário abaixo.