Confira! Case DMAE Poços de Caldas: 7,6% de redução no índice de perdas trimestrais em um ano

A redução das perdas é uma etapa fundamental para a produção de água em nível de excelência. Por isso, hoje queremos te apresentar um case de sucesso em Poços de Caldas, Minas Gerais, no qual pudemos reduzir em 7,6% o índice de perdas do nosso cliente em um ano. E o melhor de tudo: você também pode atingir estes números com o apoio da HWater!

Uma das principais etapas dentro de uma Estratégia de Redução e Controle de Perdas/NRW® numa Autarquia é a Formulação do Programa Corporativo de Redução e Controle de Perdas/NRW, via MASP – Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas/NRW.

Diante de crises de escassez hídrica como a da última década, reduzir perdas (reais e aparentes) é essencial e demanda a cooperação da população residencial, dos segmentos públicos, da indústria e do comércio, dado que são as únicas alternativas para a redução da demanda. Reduzir o consumo, ao invés de ampliar a oferta (sempre muito cara), tem como objetivo atender à inequação da qualidade do abastecimento. Isso significa que para evitar que tenhamos que lidar com a falta d’água, fruto do racionamento (rodízio no abastecimento), a oferta tem de ser maior ou igual à demanda, como nessa fórmula: (produção/demanda) > 1.

O DMAE de Poços de Caldas, dentro do estabelecido por seu Planejamento Estratégico e Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, percebeu a importância da solução de problemas de perdas (a curto, médio e longo prazo), e estabeleceu amplos desafios, traduzidos em uma forte Estratégia de Combate às Perdas. O foco era assegurar demandas mínimas em momentos de oferta mínima (estiagem prolongada, principalmente no sudeste do Brasil), evitando o sempre sofrido racionamento, comum em muitas cidades tanto em Minas Gerais, quanto em muitas regiões do Brasil. O DMAE teve a clara compreensão de que a demanda mínima passa a ser assegurada através de duas medidas paralelas e complementares:

  • Criar uma cultura popular para uso racional da água com o apoio da população e…
  • Reduzir as perdas do sistema de abastecimento de água, “batendo” metas traçadas pela alta administração, a partir de uma moderna e eficaz estratégia de combate às perdas.

Produtos e metodologias de consultoria utilizados para atingimento das metas de redução das perdas

Para garantir tais resultado, a equipe da HWater empregou os seguintes produtos:

  • Implantação de estratégia de combate às perdas (por ETA’s, por zonas de pressão e por DMC’s)
  • MASP Perdas: Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas, fundamentado no ciclo do PDCA, uma metodologia trazida ao Brasil pela equipe do Professor Vicente Falconi
  • IWA: metodologia de combate a perdas reais e aparentes
  • Hoshin Kanri: Início pelo Método A (pouco efetivo), passando gradualmente para o Método B, de maior efetividade (mais informações logo abaixo)
  • Organização da arquitetura da equipe
    • Treinamento ostensivo de Faixas Pretas (lideranças) e Faixas Verdes (liderados)

A respeito do método, decidimos por dois. No MÉTODO A de desdobramento, em cada nível da organização, para cada meta, foram estabelecidas as medidas prioritárias e suficientes para seu atingimento, das quais se originaram as novas metas em níveis hierárquicos inferiores. Trata-se de método mais simples e fácil de ser implantado, devendo ser adotado por organizações iniciantes.

Já no MÉTODO B foram desdobradas todas as metas, porém mantido o mesmo indicador de perdas. Após o desdobramento das metas, os vários níveis gerenciais estabeleceram cada um as suas medidas, em um processo de análise e também de desdobramento. Durante o processo de estabelecimento das medidas, foi feita uma grande discussão para que as medidas fossem ajustadas para se alinharem às medidas da hierarquia superior, e também se compatibilizar com outras medidas do mesmo nível hierárquico. Diferentemente do Método A, o método B tem foco em pequenos polígonos de atuação, tais como setores de abastecimento e DMC’s – Distritos de Medição e Controle.

Com estes produtos e métodos à disposição, foi traçada a seguinte meta:

  • Reduzir o índice de perdas em 50 l/economia.dia, através da redução do VD – volume disponibilizado em 2,5% e do aumento do VU – volume utilizado e das EA – economias ativas em 2,0%, respectivamente, foi o cenário escolhido pelos FAIXAS PRETAS (Lideranças).

Resultados alcançados em 2014 no DMAE Poços de Caldas

Dois foram os resultados alcançados durante o ano de 2014:

  • Estratégia de combate às perdas formuladas: visou o planejamento das ações, etapa 1 do Projeto MASPP, contribuindo com as Autarquias brasileiras, gerando-lhes conhecimento, a fim de que suas lideranças aprendam a formular estratégia eficaz de combate às perdas;
  • Redução de 7,6% no atual índice de perdas trimestral, passando de 354 para 328 l/economia.dia. Tal resultado foi fruto da execução da estratégia formulada pelas lideranças do DMAE, que integram seu Comitê Estratégico de Combate às Perdas.

É a sua vez de reduzir as perdas

Agora que você sabe tudo sobre o Programa Corporativo De Redução e Controle De Perdas/NRW numa Autarquia, a partir da implementação do MASP, você também pode levar essa prática para sua Autarquia, seja ela pequena, média ou grande. Nossos produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW são exclusivos e estão à sua disposição.

Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar