Como é a Definição da Estratégia de Execução (Combate às Perdas de Controle, Via Maspp II – Método de Análise e Solução de Problemas de Perdas/NRW)

Uma das principais etapas dentro de uma Estratégia de Redução e Controle de Perdas/NRW® numa CESB é a Formulação do Programa Corporativo de Redução e Controle de Perdas/NRW, a qual faz parte dos nossos Produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW, que é a definição da estratégia operacional de execução no combate às perdas de controle, via MASPP II – método de análise e solução de problemas de perdas/NRW.

Seguindo o procedimento específico, são preparadas as áreas de distribuição e comercial para que adotem setorizações operacionais e fiscais, respectivamente, que possibilitem o emprego de métodos de gerenciamento. 

Qualquer que seja o método adotado, deve-se aplicar o procedimento metodológico MASP (Método de Análise e Solução de Problemas), e Procedimento de Definição de Metas, com base no Ciclo do PDCA, proposto por Vicente Falconi, sintetizando os 08 Processos do método Masp_Perdas (Método de Análise e Solução de Problemas Aplicado ao Controle de Perdas).

Definição de Itens de Controle, Indicadores, Metas e Benchmarks

É fundamental estabelecer itens de controle, indicadores, metas e benchmarks, seguindo procedimento específico, traduzindo-se na métrica oficial da CESB. Importante reforçar também que, ainda que as métricas contratuais sejam estabelecidas, devendo ser cumpridas, deve-se adotar Métricas de Avaliação da Eficácia das Ações Programáticas na CESB.

Por exemplo: ainda que se tenha que apresentar resultados de perdas em %, é importante, em paralelo, adotar métrica em l/lig.dia ou ILI e ALI, caso se perceba que essas últimas melhor representem o fenômeno das perdas/NRW locais. Relativamente ao estabelecimento de metas, baseado nos resultados dos Balanços Hídricos (Top x down e Bottom x up), deve-se adotar como referência o NEP – Nível Econômico de Perdas, definindo, a priori, o piso econômico das perdas/NRW. 

Metodologicamente, o NEP será determinado a partir de ampla base de dados físicos do sistema, dados econômicos da empresa e dados de perdas. O NEP poderá ser calculado para sua CESB como um todo, por região, ou por município, tanto para as perdas reais, como para as perdas aparentes.

Portanto, a etapa de Definição de Itens de Controle, Indicadores, Metas e Benchmarks faz parte dos nossos Produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW. E vocês sabem o que originou os nossos produtos? Fique ligado nos nossos próximos conteúdos para entender mais!

Produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW

Agora que você sabe tudo sobre o Programa Corporativo De Redução e Controle De Perdas/NRW numa CESB, a partir da implementação do Road Map® Corporativo, você também pode levar essa prática para sua CESB, seja ela pública ou privada. Nossos produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW são exclusivos e estão à sua disposição. 

Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar