Como o Trade-Off pode te ajudar a priorizar as ações no combate às perdas

Após fazer uma lista de todos os projetos que impactam nas perdas, como então podemos definir os projetos prioritários?

Na grande maioria das vezes, não há recursos suficientes para abarcar todos os projetos que queremos implantar em nossos sistemas. Então, escolher os projetos mais importantes a serem realizados em curto prazo é tarefa essencial para um bom gestor.

São várias as ferramentas para se escolher os projetos prioritários dentro de uma estratégia de controle e redução de perdas. Na HWater, um dos métodos mais utilizados é o gráfico de Pareto, dentro de um Trade Off. Trade Off é uma expressão em inglês que significa o ato de escolher uma coisa em detrimento de outra e muitas vezes é traduzida como “perde-e-ganha”. O trade-off implica um conflito de escolha e uma consequente relação de compromisso, porque a escolha de uma coisa em relação à outra, implica não usufruir dos benefícios da coisa que não é escolhida.

Isso significa que para que aconteça o trade-off, o elemento que faz a escolha deve conhecer os lados positivos e negativos das suas oportunidades.

Estamos perante um cenário de trade-off quando é preciso sacrificar alguma coisa para obter um bem maior, o que muitas vezes nos leva a um dilema. Um trade-off pode ocorrer em várias situações de nossas organizações: investir na troca de ramais ou na implantação de macromedidores; na troca de hidrômetros ou no remanejamento de redes etc.

Para ajudar nessa escolha, utiliza-se um sistema de critérios e pesos bem definidos, anteriores à definição dos projetos, que a companhia considera importantes e relevantes para sua escolha.

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços? Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo:

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar