Planejamento é, por definição, a preparação de um trabalho, com estabelecimento de métodos para que ele seja realizado. Dentro de um planejamento há o Plano, um documento que desenha todos os processos.
Neste texto, vamos discutir o Plano de Operação de Sistemas de Esgotamento Sanitário. Continue a leitura e aprenda o passo a passo para elaborar um.
O que é o Plano de Operação
É um documento desenvolvido com o intuito de treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e combate às ocorrências normais e de emergências.
Tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas pela empresa para fazer com que seus processos vitais operem em condições normais, evitando paralisações desnecessárias que possam gerar prejuízos.
O Plano de Operação segue o modelo do Ciclo PDCA, um método de gestão que busca melhoria contínua dos processos. É realizado em quatro etapas: Plan, Do, Check e Action, explicadas nos tópicos a seguir.
Planejamento (Plan)
É a primeira etapa para melhorar um processo. É necessário que os objetivos da empresa e as expectativas do cliente estejam alinhados. Confira os passos:
-
Nomeação de equipe de desenvolvimento
A equipe deve responder à Direção, ter um único líder nomeado formalmente e integrar todas as áreas às quais o Plano diz respeito.
-
Delinear e documentar a estratégia de desenvolvimento
A atuação da equipe deve pautar-se por orientações formais vindas da Direção, que devem definir claramente os objetivos de desempenho, a metodologia e a periodicidade de reporte.
Com base nessas orientações, a equipe deve produzir um documento que define a estratégia adotada no Plano. Este documento deve conter:
- Calendário das fases de planejamento;
- Identificação dos recursos e grau de disponibilidade;
- Atribuição de responsabilidades e identificação de substitutos;
- Metodologia e periodicidade de reporte.
Desenvolvimento (Do)
Nesta etapa, coloca-se o que foi planejado em prática. É importante realizar um treinamento para as equipes envolvidas. Importante coletar dados que permitam monitoramento do processo e mensuração dos resultados. Propõe-se a seguinte abordagem para esta etapa:
-
Identificar os processos do negócio
-
Codificar os processos
-
Definir as regras de operação dos processos
-
Quem alimenta o processo e quem é alimentado por ele;
-
Que processo é prejudicado em caso de falha;
-
Como o processo é operado, considerando as sazonalidades;
-
Quando ligar e desligar o processo;
-
Variáveis a controlar no processo;
-
Set points do processo;
-
Como monitorar o processo;
-
Entre outras informações.
Verificação do Plano (Check)
Nesta fase procura-se definir ações que permitam avaliar a capacidade que o Plano de Operação tem de responder aos requisitos de desempenho. O produto desta fase é constituído pelo plano de testes, que deve especificar a frequência de realização e reavaliação em caso de falha.
Aprovação do Plano (Action)
Ações que serão implementadas com objetivo de corrigir falhas detectadas na etapa anterior. É possível encontrar soluções para erros e refazer o planejamento considerando novos resultados. É imprescindível que o Plano de Operações seja levado à Diretoria da organização para aprovação.
Aprenda mais sobre Planejamento de Operação de Esgotamento Sanitário com nossos cursos EAD.