O grupo HWater esteve presente ao 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), que teve mais de 50 painéis de discussão e, como referência para o meio acadêmico, promoveu a apresentação de cerca de 1.000 trabalhos técnico-científicos. O evento abordou diversos aspectos do saneamento ambiental, recursos hídricos e saúde pública, além de discutir tecnologia, operação, eficiência, planejamento, financiamento e gestão. As discussões do Congresso da ABES também se destacam por seus temas sociais, culturais, econômicos e políticos.
PPPs como alternativas às empresas públicas para atingimento das metas de perdas de água
O Grupo HWater foi representado pelo sócio-diretor Mário Augusto Bággio, que palestrou na quarta-feira, 24/05, no Painel 8K com o tema “PPPs como alternativas às empresas públicas para atingimento das metas de perdas de água”. A palestra tinha como objetivo dar foco aos altos índices de perdas de água no Brasil, os quais estão trazendo crescentes preocupações à sociedade e empresas de saneamento, dados os seus impactos à sustentabilidade financeira e ambiental, bem como ao abastecimento das comunidades.
Diante desses desafios, as empresas de saneamento têm buscado alternativas para a redução das perdas, tais como os contratos de performance para redução de perdas reais (físicas) e aparentes (comerciais). Mas, apesar dos esforços empreendidos, os índices não têm apresentado redução nos últimos anos. Será que as empresas não poderiam pensar em alternativas mais longínquas e duradouras com parceiros que possam atuar através das parcerias público-privada a fim de juntar esforços e recursos para atacar um mal que assola o saneamento do Brasil?
Será que os modelos de PPP podem ajudar as empresas a investirem em tecnologia, melhoria operacional, capacitação em recursos humanos, monitoramento contínuo entre outros benefícios para ajudar a reduzir as perdas em sistemas de abastecimento de água e melhorar a eficiência geral do sistema? Quais os desafios para estruturar projetos de PPP nesse tema?
O painel também contou com a participação dos seguintes palestrantes:
- Bruno Magalhães D’Abadia – Diretor de Regulação e Novos Negócios da Sabesp
- Mauricio Portugal Ribeiro – Especialista em Aspectos Jurídicos da Regulação de Infraestrutura da Portugal Ribeiro Advogados
- Milene Aguiar – Thornton internacional e Consultora IFC/World Bank
- César Rehnolt Meyer – Coordenador adjunto da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES
- Maycon Rogério Abreu – SABESP
- Lucilaine Tenório de Medeiros – Diretora Jurídica da AEGEA
- Ricardo Röver Machado
Produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW
Agora que você sabe tudo sobre a participação do Grupo HWater no 32º Congresso da Abes, você pode se aprofundar na Estratégia de Redução e Controle de Perdas/NRW, a partir da implementação do Road Map® Corporativo. Nossos produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW são exclusivos e estão à sua disposição.
Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo: