Aprenda como fazer planejamento estratégico empresarial em organizações de distribuição de água, utilizando o Business Intelligence como aliado, tudo isso focado em processos de controle e redução de perdas.
Segundo Chiavenato (2021), toda organização – seja ela pública, privada ou mista – existe para alcançar objetivos. Para que isso aconteça é preciso planejar. Mais que isso, uma empresa se destaca no mercado quando suas atividades estão alinhadas e trabalha diariamente na redução de danos.
No caso das empŕesas de saneamento básico que fazem a distribuição de água, o maior inimigo é a perda de água potável durante o processo.
O Instituto Trata Brasil divulgou um levantamento em 2021, ano base 2020, que mostrou que no Brasil perde-se cerca de 40% de toda a água potável e isso acontece devido a problemas estruturais ou por ligações clandestinas. Essa perda gerou um prejuízo de mais de R $12 bilhões em 2020.
Esse problema implica diretamente na saúde financeira das empresas de saneamento básico, causando redução no faturamento e diminuição das possibilidades de investimentos em melhorias.
De acordo com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o controle dessas perdas permitiria às prestadoras de serviço produzirem menores quantidades de água tratada para abastecer a mesma quantidade de pessoas.
Ou seja, para combater a perda de água potável de forma eficiente e definitiva, é essencial uma mudança em toda a Organização. Embasada por um planejamento estratégico empŕesarial bem estruturado, utilizando o Business Intelligence como ferramenta fundamental na análise e desenvolvimento de dados para, só então, colocar o planejamento em prática.
Como fazer planejamento estratégico de saneamento básico
É possível aprender como fazer planejamento estratégico empresarial para organizações de saneamento que fazem a distribuição de água potável. Unir alguns conceitos conhecidos de Administração e técnicas de controle e redução de perdas/NWR é o primeiro passo.
Um planejamento estratégico é a definição do melhor caminho a ser seguido por uma Organização, pensando desde a definição das metas até as tomadas de decisões e distribuição dos recursos. É uma espécie de guia que deve auxiliar a empresa a descobrir os caminhos mais viáveis para conquistar seus objetivos. Por isso, exige uma análise minuciosa do cenário interno e externo da empresa.
Checklist de planejamento estratégico
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- Diagnóstico (análise SWOT): análise das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da sua empresa;
- Identidade Organizacional: é a definição da filosofia da organização, que deve orientar sua tomada de decisões e posicionamento de mercado. É feita por meio da estipulação de Missão, Visão e Valores;
- Metas e Indicadores: determinação de meta geral, metas de vendas, de marketing, recursos humanos e assim por diante. Indicadores permitem acompanhar o desempenho das metas;
- Plano de Ação: viabiliza conquistar as metas e objetivos definidos, com base em um cronograma e na definição de responsáveis. É nesta etapa que são definidas as prioridades, para que a execução do planejamento estratégico siga por ordem de importância;
- Acompanhamento e Análise: encontros periódicos nos quais as áreas da empresa podem apresentar seus resultados, debatê-los e redefinir a estratégia.
Com este checklist, as etapas de como fazer planejamento estratégico ficaram claras. Talvez, até, você já tenha uma parte ou todas elas prontas. Mas, sem dados e um olhar focado na Inteligência de Mercado todo esse plano se torna só mais um documento nas organizações de saneamento básico.
A análise de dados é o maior desafio de um planejamento estratégico eficiente!
Saber manusear os dados da sua organização e referentes ao mercado de saneamento é de fundamental importância. Transformá-los em informações úteis, metas, objetivos e colocar indicadores são necessidades cada vez mais latentes em todas as áreas organizacionais, desde o Marketing, até às estratégias de controle de perdas. É neste cenário que entra o Business Intelligence.
Business Intelligence aplicado ao Planejamento Estratégico
Business Intelligence é uma área que une conceitos de Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Administração de Negócios para fazer análises precisas. Utiliza diversas ferramentas, tecnologias e processos para sustentar a tomada de decisões em uma Organização.
É comum que se encontre nos livros da área duas funções principais do B.I: oferecer suporte na análise do planejamento estratégico e no monitoramento de atividades. Aproximando esse conceito da realidade das organizações de saneamento que fazem distribuição de água potável, imagine o seguinte cenário:
Uma empresa de saneamento básico que faz a distribuição de água potável para várias cidades precisa resolver o problema da perda de água. A metodologia utilizada atualmente para a solução desse problema consegue solucionar apenas uma parte dele, mas, no final do mês a água ainda é perdida. Com técnicas de Business Intelligence é possível fazer uma coleta e análise de dados complexa e aprofundada do problema, identificar benchmarks que realmente fazem sentido, definir os responsáveis de cada etapa e fazer um planejamento estratégico que contemple tudo isso.
Já viveu uma experiência parecida na sua empresa? Nós temos uma solução, veja abaixo!
RoadMap Aplicado ao Controle de Perdas
O RoadMap Aplicado ao Controle de Perdas é uma Mentoria criada por nosso time de especialistas que aplica conceitos de Business Intelligence e Planejamento Estratégico no controle e redução de perda de água potável em sistemas de distribuição.
É uma espécie de “bússola gerencial”, que guiará você e sua equipe até a solução do grande problema que é a perda de água potável. Primeiro, desenhamos com você a estratégia de redução e controle de perdas, fazendo a conexão da estratégia empresarial com a estratégia de controle.
Formulamos também uma política tática e acompanhamos sua execução. Atuamos também no Planejamento Operacional, com a criação de um Programa de Redução e Controle de Perdas e definição de uma estratégia operacional.
Ajudamos na definição de itens de controle, indicadores, metas e benchmarks, bem como desenvolvemos com você uma Plataforma de BI. Além de fazermos o treinamento das equipes, análise de diagnósticos e muito mais!
Se você leu até aqui, com certeza agora tem uma outra visão sobre Planejamento Estratégico e Business Intelligence, e sabe que é totalmente possível aplicar esses conceitos, sob uma nova perspectiva, às estratégias de redução e controle de perdas de água potável em sistemas de distribuição.
Vamos, juntos, mudar o cenário do Saneamento Básico no Brasil, começando por diminuir efetivamente a perda de água potável. Preencha o formulário abaixo e saiba mais sobre o RoadMap Aplicado ao Controle de Perdas!