Uma das principais etapas dentro de uma Estratégia de Redução e Controle de Perdas/NRW® numa CESB é a Formulação Do Programa Corporativo De Redução e Controle De Perdas/NRW.
O PMO (Project Management Office) designado para cada projeto na CESB, desenvolverá este Programa Corporativo, modelo BNH e ajustes da EMBASA, para submetê-lo à Diretoria da companhia. Essa, por sua vez, terá a responsabilidade de aprovar o programa de acordo com o procedimento de Formulação de Programa Corporativo de Redução e Controle de Perdas, o qual é baseado no Procedimento de Avaliação de Programa de Controle de Perdas.
Quando a análise for realizada, é fundamental que a Diretoria se valha de análises de Trade Off (“escolhas”), com base em Procedimentos de Trade Off de Projetos, para efetuar possíveis cortes ou suplementações orçamentárias, garantindo a efetividade das ações programáticas. Na edição dos programas, o PMO deverá iniciar sua edição, partindo de Balanços Hídricos TOP x DOWN checados por Balanços BOTTOM x UP, seguindo fundamentos e conceitos da IWA – Associação Internacional da Água, na sigla em inglês.
Como aplicar o Programa Corporativo De Redução e Controle De Perdas/NRW numa CESB – Companhia Estadual de Saneamento
Nesta etapa serão apresentadas à CESB metodologias, técnicas e inovações tecnológicas aplicáveis a Programas de Redução e Controle e Redução de Perdas/NRW. Para a elaboração do programa, é realizada uma análise do quadro institucional da empresa, a fim de avaliar a organização, sua capacidade de execução de programas corporativos, e possibilitar a apresentação de propostas de melhorias e/ou ajustes, caso necessários. Serão discutidos e revisados índices e indicadores de controle das perdas dos sistemas da CESB, caso necessário, para possibilitar um acompanhamento adequado do andamento dos projetos.
Também é elaborado um detalhamento e alinhamento dos processos, procedimentos e indicadores já existentes na companhia. Os indicadores serão estudados, alterados e/ou criados para garantir um controle e acompanhamento adequado da eficiência das ações a serem executadas. Ademais, serão discutidas diversas formas de controlar as ações em conjunto com a atividade de Benchmarking. Também serão definidas as metas de redução de perdas totais, ao longo do tempo (período de 4 anos), divididas em regiões, tais como: SAA’s, Áreas de controle (criação inovadora do Time da HWater) setores de abastecimento, zonas de pressão e DMC’s, conforme acordado entre as partes e condições dos sistemas.
Produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW
Agora que você sabe tudo sobre o Programa Corporativo De Redução e Controle De Perdas/NRW numa CESB, a partir da implementação do Road Map® Corporativo, você também pode levar essa prática para sua CESB, seja ela pública ou privada. Nossos produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW são exclusivos e estão à sua disposição.
Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo: