A CAGEPA começou agora a etapa de Análise Crítica do atingimento das metas definidas para cada sistema. Agora, eles têm metas de perdas, enquanto antes agiam como “torcedores” das perdas. Isso significa que no final do mês eles só analisavam, o que tinha acontecido, sem ações preventivas.
A CAGEPA é dividida em 6 Regionais, cada uma operando com seus municípios. Algumas já estão mais avançadas, e outras, ainda estão iniciando suas atividades. Como as perdas são diferentes em cada uma dessas Regionais, as ações tomadas de forma personalizada para cada município seguindo as características locais e regionais.
No começo dos trabalhos, a HWater, sob coordenação do engenheiro Bruno Ken, fez um diagnóstico dos sistemas e regionais, com base em balanços hídricos Top x Down e Bottom x Up. Com base nesse diagnóstico, traçamos ações por meio do Programa Corporativo de Redução e Controle de Perdas. Essas ações agora estão sendo implementadas como Projetos Prioritários, a serem realizados até o fim de 2023.
Junto a esses projetos pontuais, estão sendo implantadas Reuniões de Análise Crítica (RACs) para analisar mensalmente o atingimento de metas de perdas dos sistemas, divididas em metas de Volume de Entrada, Consumo Autorizado e Ligações Ativas. Cada um desses indicadores está associado a uma área diferente (Operacional e Comercial), agindo assim nas causas das perdas. Cada Regional também deve fazer uma RAC sobre seus indicadores gerenciais, com foco nos sistemas que demandem mais atenção para atingimento da meta de perdas da Regional completa.
Produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW
Agora que você conferiu os resultados com a implementação do Road Map® Corporativo, você também pode levar essa prática para sua companhia, seja ela pública ou privada. Nossos produtos e metodologias de consultoria e mentoria para a redução e controle de perdas/NRW são exclusivos e estão à sua disposição.
Solicite uma demonstração preenchendo o formulário abaixo: