Um Sistema de Abastecimento de Água é responsável por captar, tratar e distribuir a água, além de tratar, reutilizar e dispor os resíduos de forma considerável, levando em conta todos os componentes de sua gestão, conforme estipula a NBR (Norma Brasileira) 24.512/2012.
A gestão de um SAA deve incluir a formulação de objetivo e critérios de avaliação dos serviços e uma avaliação de desempenho. Por isso, essa gestão deve ter os seguintes componentes:
- Atividades e processos;
- Recursos;
- Ativos;
- Relacionamento com usuários;
- Informações;
- Meio ambiente; e
- Riscos.
Estrutura Gerencial
A estrutura gerencial da organização deve ser concebida para assegurar, de forma correta, eficaz e eficiente, o planejamento, a implementação, o acompanhamento e controle de todas as tarefas, os processos e as atividades É ideal que abranja toda a gama de funções ou serviços previstos.
Para uma gestão do Sistema de Abastecimento de Água, recomenda-se que seja estabelecido um grupo integrado que envolva todos os componentes da gestão e todas as áreas do prestador de serviços de água.
Processos
Para a melhor gestão, recomenda-se que os processos sejam gerenciados por meio da metodologia de Planejar – Fazer – Checar – Agir ou Ciclo PDCA.
Desta forma, o planejamento e a forma de implementação do sistema de água deve ser baseado em ampla estratégia de longo prazo para proteger a saúde humana e o meio ambiente, garantindo a sustentabilidade das operações.
O SAA deve desenvolver uma estratégia de operação e manutenção, abrangendo tanto a manutenção preventiva, quanto corretivas/reativas.
Planejamento e execução
A operação e a manutenção relacionadas aos ativos do sistema de água potável devem incluir: captação, tratamento de água, distribuição de água potável até o ponto de entrega, redução da água de processo, tratamento e reúso dessa água, e o transporte seguro, bem como a destinação final ou reúso dos resíduos.
Convém que os sistemas de água centralizados, descentralizados e as soluções individuais sejam monitorados e melhorados para contribuírem com a proteção dos mananciais e do corpo receptor contra a poluição, e garantam máxima recuperação e reúso de águas de processo e resíduos.
Conclusão
A NBR 24512 fornece diretrizes para a gestão dos prestadores de serviços de água e para a avaliação dos serviços de água potável, sendo aplicada tanto às organizações públicas, quanto às privadas em todos os níveis de desenvolvimento.
Quer aprender mais sobre gestão de Sistemas de Abastecimento de Água e entender a Norma a fundo?
Preencha o formulário abaixo e conheça nosso curso EAD Operação de Sistemas de Abastecimento de Água: