As variáveis que compõem o Balanço Hídrico são valores aproximados. Considerar a incerteza de medição nos cálculos é extremamente importante para determinar um resultado confiável.
De acordo com o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM 2009), a incerteza de medição é um “parâmetro não negativo que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas”.
Ou seja, é uma parcela inevitável de dúvida em torno de um resultado, que deve ser sempre levada em consideração nos cálculos, podendo ser reduzida, nunca eliminada, com o uso de equipamentos, padrões e tecnologias.
A incerteza de medição não deve ser confundida com o erro. Erro é a variação entre o resultado da medição e o valor real da grandeza que é medida. Já a incerteza, é uma estimativa que quantifica a confiabilidade do resultado de uma medição.
Balanço Hídrico e a incerteza de medição
No Balanço Hídrico (BH), isso não é diferente. Muitas de suas variáveis são estimativas. Portanto, ter noções básicas de incerteza de medição permite avaliar a confiabilidade de cada elemento do cálculo.
Dessa forma, quanto maior a confiabilidade do dado, maior é sua precisão. No cálculo do Balanço Hídrico, as incertezas de medição estão associadas às dificuldades de aplicação do BH, tais como:
- Erros cadastrais ou falta de dados necessários à realização de balanço hídrico;
- Falhas de leituras e anormalidades durante o processo de medição;
- Inconsistência nos dados de Top x Down e Bottom x Up, geralmente contornada por correção dos dados de Top x Down, visto que valores de campo podem ter maior confiabilidade que valores do escritório, claro mantendo-se o bom senso.
Exemplos da incerteza de medição em Balanço Hídrico
Abaixo, selecionamos alguns exemplos não reais de cálculos de Balanço Hídrico com incerteza de medição:
Aplicando o Limite de Confiabilidade de 95% ao Balanço Hídrico, tem-se:
Como observado ao longo do texto, os fatores de erros em um cálculo de medição podem ser variados. Por isso, nenhum resultado de medição é completamente confiável. Sendo assim, o cálculo de incerteza é extremamente relevante para avaliar a qualidade da medição.
Evite adversidades no cálculo de Balanço Hídrico da sua empresa. Cadastre-se no formulário abaixo e saiba mais sobre o RoadMap Aplicado ao Controle de Perdas, uma mentoria completa que ensina estratégias e ferramentas para minimizar perdas hídricas em Sistemas de Abastecimento.
Solicite uma demonstração da nossa metodologia preenchendo o formulário abaixo: