Como a mentoria de BI da HWater foi capaz de melhorar o cenário de redução e controle de perdas de água no Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas, MG.
A busca pelo controle de Perdas de Água é tarefa essencial no dia-a-dia da operação e manutenção de um Sistema de Abastecimento de Água (SAA), visando sempre a maior eficiência dentro da distribuição e consumo de água.
A Redução e o Controle de Perdas acarreta em maior sustentabilidade econômica da companhia de distribuição, ambiental e social, na medida que a água é vital para a saúde e qualidade de vida da população.
Mas, como controlar e reduzir as perdas? Por onde começar? Como saber se estamos no caminho certo?
Como sempre, a tecnologia pode ser a solução. O uso de plataformas de Business Intelligence (BI) está recebendo cada vez mais adeptos, desde grandes corporações até pequenas empresas, de qualquer área imaginável. Trata-se de um conjunto de ferramentas de coleta, organização e análise de dados para uma melhor gestão do negócio. E essas ferramentas podem ser usadas dentro do combate e redução de perdas de água.
Business Intelligence em estratégias de Redução e Controle de Perdas
Tabela com os dados obtidos no DMAE de Poços de Caldas (MG) por meio da ferramenta de Business Intelligence, disponibilizada na mentoria “RoadMap Aplicado ao Controle de Perdas”.
Um case de sucesso emblemático que apresentamos é a aplicação de BI na estratégia de Redução e Controle de Perdas no Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, em Minas Gerais.
Em um trabalho focado na obtenção dos dados na menor granularidade, tornou-se possível consumir dados de sistema de telemetria, denominado “E3”, com dados no grão da informação, dos quais eram gerados com periodicidade de até 15 minutos. Tal periodicidade ofereceu várias perspectivas de análise dos dados e auxiliou no diagnóstico de eventuais perdas de águas.
Outro ponto importante foi a identificação de falhas em sensores, seja por questões de configuração de leitura ou do próprio equipamento, que puderam ser verificados após a identificação dos mesmos no projeto de Business Intelligence realizado. Assim, foi necessário um tratamento na base de dados original, que pode ser considerada mais confiável após as verificações feitas pelo DMAE, bem como prevenir que as falhas de mesma natureza não ocorram novamente.
O BI foi disponibilizado para a autarquia, que pode ter melhor visualização do município, com os dados de distribuição e consumo em mesma unidade, podendo gerar comparativos de variação em litros/ligação/dia ou em porcentagem, inclusive segmentando ou filtrando por períodos ou estações de tratamento específicas, caso o foco da análise seja em um local ou período específico pela gestão.
Para que fosse possível a realização de um projeto escalável e automatizado, optou-se pelo consumo dos dados preferencialmente em fontes de dados de banco de dados relacionais, ao invés das planilhas já existentes utilizadas pela gestão, desta forma, garantindo a confiabilidade, disponibilidade e integridade dos dados, que potencializa a utilização e assertividade nas análises realizadas na ferramenta desenvolvida.
Os dados são consumidos de bancos de dados que armazenam informações de produção de água e do sistema que armazena informações de consumo de água dos clientes do município, realizando processos de extração, tratamento e carregamento dos dados automatizados, consequentemente reduzindo horas de trabalho que seriam executados por um analista que necessitaria emitir vários relatórios manualmente para emissão dos dados para análise. Uma tecnologia acessível, mas muito valiosa na Redução e Controle de Perdas.
Solicite uma demonstração da nossa metodologia preenchendo o formulário abaixo: