Como calcular Indicadores de Perdas é uma das dúvidas mais frequentes dos profissionais do Saneamento Básico. Isso porque, esses indicadores são usados para metrificar as perdas hídricas em Sistemas de Abastecimento de Água, bem como servem para gerenciá-las e direcionar ações de redução e controle.
Os três índices utilizados pelos especialistas do Grupo HWater em sua metodologia de “Redução e Controle de Perdas de Água” são (retirados do Sistema de Controle Operacional):
- Índice de perda percentual;
- Índice de perdas por ligação/dia;
- Índice de perdas por extensão de rede;
- IVI (Índice de Vazamento de Infraestrutura);
- Fator de pesquisa.
Como calcular Indicadores de Perdas: passo a passo
O primeiro indicador a ser calculado aqui será o Percentual, o mais utilizado. Ele relaciona o Volume Total Perdido com o Volume Total Produzido ou Disponibilizado ao Sistema. O Indicador Percentual pode ser classificado da seguinte forma:
Desta forma, tem-se:
IP (índice Percentual) = Volume Perdido / Volume Disponibilizado * 100
O próximo Indicador é o de perdas por ligação, que relaciona o Volume Total com o Número de Ligações existentes na rede de distribuição de água. Ele será medido em m³/ligação.ano. Este índice permite comparar sistemas de diferentes tamanhos e é calculado da seguinte forma:
IPL = Volume Perdido / Nº de Ligações
Já o Indicador por Extensão de Rede é bem similar ao anterior, que relaciona o Volume Total Perdido com o tamanho da extensão da rede de distribuição de água. O Indicador por Extensão de Rede será medido em m³/km.ano. Sua fórmula, portanto, é:
IPk = Volume Perdido / Extensão de Rede
O Índice de Vazamentos da Infraestrutura é considerado um novo indicador técnico proposto pela IWA (International Water Association) para Perdas Reais. Ele introduz o conceito de perda inevitável nos indicadores de perdas de água. E permite a comparação entre sistemas distintos. Sua fórmula é:
IVI(adimensional) = Perdas Reaus Anuais / Perdas Inevitáveis Anuais
Por fim, tem-se o Fator de Pesquisa, uma relação entre Vazão Mínima Noturna e Vazão Média Diária. O comportamento desse parâmetro indica possíveis problemas operacionais no abastecimento de água. Para calculá-lo, utilizamos:
FP = Vazão Mínima Noturna / Vazão Média Diária
Quanto mais ele tende para 1, maior a possibilidade de estarem ocorrendo vazamentos, significa grande potencial de retorno no trabalho de pesquisa acústica. Em geral, se o fator de pesquisa for maior que 0,30, o setor em estudo contém vazamentos economicamente detectáveis.
A vazão mínima noturna é o principal indicador de nível de perdas reais. Normalmente, o consumo noturno é reduzido, principalmente em áreas residenciais, qualquer alteração na vazão mínima de uma unidade de abastecimento pode significar ocorrência de vazamentos.
As vazões consumidas pela população abastecida pelo sistema de água variam ao longo do dia e do ano em função da sazonalidade. Normalmente, os picos diários no consumo estão compreendidos entre 12h e 14h e 18h e 20h. Esse pico vai caindo até atingir o consumo mínimo entre 3 e 4 horas da madrugada.
Entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração da metodologia de “Redução e Controle de Perdas de Água”.