Hierarquia de processos é uma prática organizacional comum em empresas tanto do setor público quanto privado, está relacionada à gestão de projetos e oferece uma visão ampla dos processos de uma instituição.
A gestão de processos resume-se em um conjunto de práticas que aprimoram, continuamente, os processos organizacionais de uma empresa. Atualmente, é um dos pré-requisitos para que uma instituição se mantenha competitiva no mercado. É um conjunto de ações organizado e sistemático.
Dentro dessa estratégia, é utilizado um conceito chamado hierarquia de processos, que consiste em desenhar e categorizar todos os elementos dos processos organizacionais, bem como relacioná-los entre si.
Esse esquema permite à empresa ter desde uma visão macro dos seus processos, até uma visão operacional mais detalhada. É fundamental para o desenvolvimento de controles de qualidade, aplicação de metodologias ágeis e controle de perdas.
A hierarquia de processos divide-se em macroprocessos, processos, subprocessos, atividades e tarefas. Antes de entender cada um desses pontos, confira os benefícios dessa estratégia de gestão de processos em sistemas de distribuição.
Hierarquia de processos e suas vantagens
Certamente, o primeiro item desta lista é a visão ponta a ponta que essa estratégia possibilita, que permite um aprimoramento global dos processos da sua empresa, segundo a visão do consumidor final. Outro ponto importante que a hierarquia de processos possibilita é o conhecimento total do negócio.
A definição clara e precisa de todas as atividades de uma empresa é mais uma das vantagens da hierarquia de processos. Identificar os fluxos e definir os donos dos processos possibilita corrigir falhas, ter um trabalho otimizado e a mensuração de resultados.
Tendo entendido como funciona essa estratégia e quais suas principais vantagens, agora convém detalhar quais as etapas dela.
Etapas da hierarquia de processos
-
Macroprocessos
Como o próprio nome sugere, são grandes processos cujo impacto na empresa é significativo. Normalmente, abrange mais de um setor, departamento ou função. Também pode ser entendido como o agrupamento de processos.
-
Processos
É a transformação de insumos em produtos ou serviços. Compreendem uma série de atividades que se relacionam entre si, envolvendo colaboradores, procedimentos, equipamentos, informações e conhecimento. Subdividem-se em três tipos:
-
Processos Primários ou Finalísticos
São aqueles que produzem o serviço para o público externo e caracteriza o ramo em que a empresa atua. É o core business.
-
Processos de Apoio ou de Suporte
São aqueles que têm relação com o público externo. Normalmente, garantem que os processos primários ocorram.
-
Processos Gerenciais
São processos ligados à gestão estratégica da organização. É por meio deles que as outras atividades podem ser monitoradas e aprimoradas.
3. Subprocessos
Consistem em um conjunto de atividades dentro de um processo. São mais detalhados que os processos, por isso, permitem observar os fluxos de trabalho e as atividades necessárias para sua execução. Normalmente, está resumem-se a definição de materiais, desenvolvimento de peças ou softwares, etc.
4. Tarefas
São atividades que devem ser feitas por um colaborador dentro de um prazo específico. É o trabalho prescrito. Estão vinculadas aos objetivos e regras da empresa, relacionam-se à rotina de trabalho, ao cumprimento de metas e prazos. Normalmente, dependem umas das outras.
5. Atividades
É o trabalho real, ou seja, o que é efetivamente realizado. É a integração do profissional com o ambiente no qual ele desempenha sua função, incluindo as ferramentas tecnológicas, a gestão e a organização do negócio. Na hierarquia de processos, as atividades são ações específicas, de menor complexidade e com objetivo determinado.
Todos esses conceitos foram definidos pela Associação de Profissionais de Gestão de Processos de Negócio (ABPM). A compreensão desses conceitos ajuda a definir as estratégias para entregas com mais qualidade e eficiência. No caso das empresas de distribuição de água, a hierarquia de processos é importante também para o controle e redução de perdas.
Tem interesse em aplicar esses conceitos na sua empresa de distribuição de água? Conheça nossa mentoria RoadMap Aplicado ao Controle de Perdas, uma metodologia que une Business Intelligence e Controle de Perdas. Cadastre-se e receba informações em primeira mão!